Liberdade financeira para mulheres: descubra como alcançar esse objetivo!

Cada vez mais as mulheres conquistam seu espaço no mercado de trabalho. E ter uma carreira é um dos passos mais importantes para que elas alcancem a liberdade financeira. Assim, podem ter autonomia com as próprias finanças e usar o dinheiro para o seu bem-estar.

Você quer viver sem se privar dos seus sonhos? Isso é possível sim! Basta começar a se organizar e ter um planejamento financeiro para o longo prazo. E você deve incluir, nessa jornada, uma mudança de comportamento.

Quer entender mais sobre a liberdade financeira, sua importância para o público feminino e descobrir como alcançá-la? Acompanhe nosso artigo!

O que é liberdade financeira?

É comum que as pessoas confundam a liberdade financeira com a independência financeira. Contudo, trata-se de patamares distintos de vida.

Saiba mais sobre esses conceitos!

Liberdade financeira

A liberdade com as finanças é um patamar no qual você tem uma relação tranquila com o seu dinheiro, permitindo que faça escolhas financeiras de acordo com os seus interesses. A sua renda deixa de ser uma amarra ou um problema que tira seu sono.

Pelo contrário, você pode viver com tranquilidade graças à reserva de emergência formada. Ela traz liberdade para fazer escolhas financeiras. Contudo, isso não significa, necessariamente, que você está vivendo de renda passiva.

Você pode seguir trabalhando para ter sua remuneração mensal. Mas tem liberdade para escolher o trabalho que mais a agrada e os projetos de seu interesse. Afinal, não precisa de um salário a qualquer custo.

Como você viu, esse patamar é alcançado quando há um patrimônio e uma reserva financeira que lhe tragam liberdade de escolha. Alguém que alcança esse nível aprendeu a administrar suas finanças, consegue ter qualidade de vida e realizar sonhos, por exemplo. Assim, pode se dedicar a diferentes projetos, hobbies e atividades que tragam prazer.

Independência financeira

Em um patamar acima da liberdade financeira há a independência. Aqui, estamos falando de alguém que “faz o dinheiro trabalhar” em seu benefício. Isso acontece quando se acumula um patrimônio que gera rendimentos frequentes.

Logo, são pessoas que possuem uma renda passiva — ou seja, não depende do seu trabalho para pagar seus custos mensais. Como você pode ver, em primeiro lugar é preciso conquistar a liberdade financeira para, posteriormente, alcançar a independência.

Por que a liberdade é importante para mulheres?

Por muito tempo, o papel destinado ao público feminino era o de dona de casa, esposa e mãe. Viemos de uma sociedade patriarcal que deixa marcas até hoje, visto que a situação da mulher no mercado de trabalho é cercada de obstáculos.

Há diferenças salariais, de cargos, situações de assédio e outros fatores, exigindo delas um esforço adicional para construir uma carreira de sucesso. Além disso, a dependência financeira ainda é uma realidade presente.

Nesse cenário, é fundamental que as mulheres possam, além de se qualificar e ter êxito em sua vida profissional, conquistar sua liberdade. É imprescindível que elas tomem as próprias decisões sem depender de ninguém, trilhando seu caminho por conta própria e realizando sonhos.

Qual é a importância da educação financeira?

Ao falar sobre liberdade, é preciso trazer a importância da educação financeira. Estudar mais sobre dinheiro permite que mulheres consigam usar sua renda de forma consciente, fazer uma boa administração das finanças e investir.

Desse modo, é essencial também ter a mulher no mercado financeiro, entendendo seu perfil de investidora e buscando as melhores opções para expandir seu patrimônio. Assim, deve haver uma mudança de mindset.

É comum, por exemplo, que se associe os investimentos mais arriscados, como as ações, ao público masculino. Na verdade, investir é para todas as pessoas que desejam aprender a construir patrimônio e obter rendimentos a curto, médio e longo prazo.

Quais as vantagens de alcançar a liberdade com as finanças?

Ser livre com as próprias finanças traz vantagens para qualquer pessoa. Contudo, é uma das conquistas femininas que podem dar a elas o protagonismo da sua própria vida. Logo, contribui para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Como você viu, a liberdade financeira traz mais segurança e confiança nas decisões, pois eleva também a autoestima. Além disso, traz a possibilidade de alcançar seus objetivos — como comprar um imóvel, fazer uma grande viagem ou mesmo empreender.

Alcançar a liberdade também promove a vantagem de investir nos seus projetos e interesses. Assim, trata-se da consolidação de mais uma conquista, permitindo lidar com o dinheiro de modo saudável e fazer escolhas sem depender de outra pessoa.

Quais os passos para essa conquista?

Até agora você acompanhou como é importante que as mulheres alcancem a liberdade financeira. Mas como chegar nesse patamar? Veja os passos abaixo!

Conheça sua realidade financeira

O primeiro ponto para alcançar esse objetivo é conhecer suas receitas e despesas. Para isso, você pode usar uma agenda, planilha ou aplicativo de finanças para organizar as entradas e saídas de dinheiro. Assim, é possível entender o custo de vida, identificar despesas mais altas e fazer ajustes.

Livre-se das dívidas

Para a liberdade financeira, é imprescindível se livrar das dívidas. E, consequentemente, fugir dos juros altos — seja do cartão de crédito, empréstimos ou cheque especial. Se esse for o seu caso, verifique a possibilidade de negociar esses valores e comece a organizar o orçamento.

Adote um novo comportamento

Tendo um retrato fiel do seu orçamento e eliminando as dívidas, chega o momento de mudar o comportamento para começar a poupar.

Evite, por exemplo, as compras por impulso, reduza o uso do cartão de crédito e pesquise preços.

Essas atitudes ajudam a eliminar desperdícios e começar a construção de patrimônio. Dessa forma, você pode reservar uma quantia para investir.

Estipule metas

Com as contas organizadas, é possível estipular metas para sua vida para gerenciar melhor suas finanças. Nesse ponto, você já experimenta a liberdade financeira, pois aprende a administrar o seu dinheiro para atender seus interesses e objetivos futuros.

Busque conhecimento

Por fim, a busca por mais conhecimento será essencial para conquistar e consolidar a liberdade financeira. Além disso, é um passo importante para se programar para a sonhada independência financeira no futuro.

Tenha interesse em continuar estudando sobre finanças pessoais, economia, mercado financeiro e investimentos. Portais, blogs, livros, e até grupos em redes sociais trarão informações importantes para enriquecer sua organização financeira e carteiras de investimentos.

As mulheres têm tudo para conquistar a liberdade financeira e, desse modo, viver com mais qualidade de vida e bem-estar. Aproveite as dicas para entender seu orçamento, fazer um planejamento dos gastos e se programar para entrar no universo dos investimentos!

Gostou das informações deste artigo? Quer mais dicas sobre educação financeira para alcançar seus objetivos? Converse com a nossa equipe e receba orientações!


Janaina Macedo Calvo é FOUNDER da Martinez e Calvo Palestras, Treinamentos e Finanças, empresa prestadora de serviços na área de negócios e economia global, em forma de palestras, treinamentos e consultorias. A empresa tem como missão assessorar clientes a antever tendências globais e brasileiras, por setores e maximizar oportunidades. Doutoranda em Administração Pública e Sustentabilidade pela UNICAMP, Mestre em Controladoria pelo Mackenzie, economista formada pela FAAP, contabilista formada pelo Osvaldo Cruz com MBA Executivo pela BBS – Brasilian Business School (módulo internacional realizado em Luanda – Angola), Janaina atuou no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo (baseado na experiência do Grameen Bank).
Na área executiva, atuou como Gerente de Pessoal e Finanças do Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/SP, o maior Conselho de
Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. Palestrante na área financeira e motivacional, autora do Blog Café&Finanças, colunista em finanças da revista Crea-online e desenvolvedora do Treinamento Batalha da Mente Finanças Investimento e Mindset , Preparação Financeira para Investimentos. Educação Financeira para Empreendedores, Soft Skills- Desenvolvendo Competências de Sucesso e do curso Relato Integrado Para Entidades Públicas.

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhe com:


Leave us a Message