Planejamento estratégico e gestão financeira empresarial: por que implementar?

Quando se fala em administração de negócios, o planejamento estratégico é uma parte essencial. No entanto, nem sempre os profissionais compreendem a sua importância ou a relação com a gestão financeira. Em outros casos, também surgem dificuldades para implementar essas práticas.

Isso é bastante comum. Afinal, o assunto pode ser mais complexo e exige atenção para que sejam tomadas as melhores decisões. Você sabe como funciona ou por que ele é tão importante?

Neste conteúdo, você aprenderá o que é planejamento estratégico e gestão financeira, além dos benefícios de implementá-los na empresa. Acompanhe!

O que é planejamento estratégico?

As 5 principais ferramentas de planejamento estratégico

O planejamento estratégico engloba um conjunto de processos desenvolvidos para atingir um objetivo. Assim, ele trata dos recursos financeiros, esforços operacionais e outras medidas necessárias para as conquistas desejadas.

A prática não se limita apenas ao aspecto financeiro, trabalhando os diferentes setores da empresa. O objetivo do planejamento estratégico é identificar quais são as metas da companhia em cada área e definir as ações que serão adotadas.

Porém, antes de fazer um planejamento, é preciso entender a situação atual do negócio. O ponto de partida é compreender o ambiente de negócios, onde a empresa está e onde ela pretende chegar — os seus planos. Somente com esses dados é que será possível seguir as próximas etapas.

Depois, é hora de definir como chegar ao patamar desejado. Isso envolve o estabelecimento dos recursos que devem ser aplicados e as ações que serão adotadas. Nesse momento é que começam a surgir as estratégias que serão implementadas no negócio.

O processo também envolve a tomada de decisão e a realização de mobilizações voltadas a efetivar as ações delineadas. Ainda, você deve acompanhar resultados e trabalhar com feedbacks para entender como melhorar as ações.

Um ponto importante é que não existem limites sobre quais são as metas e objetivos desse planejamento. Tudo depende da análise interna e externa feita por cada empresa, buscando identificar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Outro ponto importante no planejamento é estudar o mercado e as tendências. Muitas vezes, é possível prever crises e problemas que podem ser trabalhados de maneira antecipada, reduzindo os impactos. O mesmo acontece em relação às oportunidades de investimento.

E o que é gestão financeira empresarial?

Tenha uma gestão financeira escolar por centros de custos

A gestão financeira empresarial trata do controle feito sobre as finanças do negócio. Dessa maneira, ela envolve os gastos e os ganhos, prejuízos, lucros e demais dados financeiros da empresa. A prática é essencial para o bom desempenho da organização.

Para tanto, é preciso desenvolver ações e procedimentos que tentem melhorar os resultados econômicos e financeiros. Isso é feito com o desenvolvimento e controle de diferentes processos ou documentos empresariais, por exemplo:

  • controle do fluxo de caixa;
  • acompanhamento e gestão do capital de giro;
  • análises de crédito e práticas de cobrança;
  • apuração de resultados do negócio;
  • relatórios e indicadores financeiros.

A partir de todos os dados é que são feitas análises que embasam a tomada de decisão sobre as finanças empresariais. Sem esse cuidado, é mais difícil identificar as oportunidades de investimento ou evitar prejuízos.

Tão importante quanto o planejamento, a gestão financeira deve fazer parte da rotina do negócio. O motivo é que ela se relaciona com diversos pontos essenciais para a saúde dele. Por exemplo, as contas a pagar e a receber, realização de investimentos ou busca por capital.

As falhas na gestão financeira podem causar grandes problemas, especialmente uma visão distorcida da realidade da empresa. Por consequência, as decisões tomadas com base nisso podem causar grandes prejuízos e, no longo prazo, levar à inviabilidade das atividades.

Como os dois conceitos se relacionam?

Como você viu, o planejamento estratégico trata da análise da situação da empresa, objetivos e ações para conquistá-los. Já a gestão financeira trata do controle sobre o orçamento empresarial, visando a manutenção do negócio.

Apesar de os conceitos não se confundirem, eles estão relacionados. Isso porque o planejamento estratégico também se aplica ao setor financeiro. É preciso que a empresa faça diagnósticos sobre a sua situação atual e os objetivos para manter um orçamento viável e potencializar lucros.

Ademais, a aplicação das práticas previstas no planejamento dos diversos setores da organização envolve custos. Dessa maneira, o desenvolvimento de estratégias também precisa considerar o orçamento e o controle financeiro.

Porém, para que as estratégias sejam eficazes, os gestores e líderes devem entender como colocá-las em prática. A principal dica para isso é estudar, buscando cursos e treinamentos sobre o assunto. Afinal, são temas complexos que exigem preparo para o melhor planejamento e gestão financeira.

Qual a importância de implementar os conceitos na empresa?

Após entender o que é o planejamento estratégico e a gestão financeira empresarial, vale reforçar a importância dos conceitos. Ao verificar do que se tratam e qual é a aplicação deles, é possível visualizar de que forma eles impactam os negócios.

Um bom planejamento estratégico consegue trazer diversos benefícios para o negócio, então é importante aplicá-lo para conseguir aproveitar as consequências positivas. Confira as principais:

  • melhora na comunicação interna;
  • possibilidade de integrar setores da empresa;
  • proteção contra oscilações do mercado;
  • prevenção contra imprevistos;
  • aumento da eficiência operacional;
  • suporte na tomada de decisão;
  • vantagem competitiva;
  • durabilidade do negócio;
  • maior eficiência na gestão empresarial.

Em complemento, uma boa gestão financeira também oferece vantagens importantes para a empresa. Veja só:

  • redução de custos;
  • menor ocorrência de erros e prejuízos;
  • tomada de decisão embasada em dados;
  • cumprimento da legislação;
  • facilidade para identificar problemas;
  • melhora no potencial de crescimento.

Sendo assim, o desenvolvimento de competências e a aplicação dos conceitos na empresa permite otimizar os processos em vários aspectos e setores. Por consequência, o negócio consegue se tornar mais sólido e cada vez mais se diferenciar da concorrência para se destacar no mercado.

Como você viu, o planejamento estratégico é fundamental para o sucesso da organização. Ao lado dele, uma boa gestão financeira colabora com o desenvolvimento empresarial. Assim, é preciso aplicar os dois conceitos em seu plano de ação para obter melhores resultados!

Agora separamos um super presente que vai te ajudar a colocar em pratica seu planejamento estratégico. Nosso e-book gratuito com dicas passo a passo. Clique aqui para download.

E se você quer implementar as duas frentes na sua empresa? Temos dois cursos para ajudar:  Planejamento Estratégico e Educação Financeira para Empreendedores. Confira e se inscreva!


Janaina Macedo Calvo

Janaina Macedo Calvo é FOUNDER da Martinez e Calvo Palestras, Treinamentos e Finanças, empresa prestadora de serviços na área de negócios e economia global, em forma de palestras, treinamentos e consultorias. A empresa tem como missão assessorar clientes a antever tendências globais e brasileiras, por setores e maximizar oportunidades. Doutoranda em Administração Pública e Sustentabilidade pela UNICAMP, Mestre em Controladoria pelo Mackenzie, economista formada pela FAAP, contabilista formada pelo Osvaldo Cruz com MBA Executivo pela BBS – Brasilian Business School (módulo internacional realizado em Luanda – Angola), Janaina atuou no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo (baseado na experiência do Grameen Bank).
Na área executiva, atuou como Gerente de Pessoal e Finanças do Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/SP, o maior Conselho de
Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. Palestrante na área financeira e motivacional, autora do Blog Café&Finanças, colunista em finanças da revista Crea-online e desenvolvedora do Treinamento Batalha da Mente Finanças Investimento e Mindset , Preparação Financeira para Investimentos. Educação Financeira para Empreendedores, Soft Skills- Desenvolvendo Competências de Sucesso e do curso Relato Integrado Para Entidades Públicas.

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhe com:


Comments

Leave us a Message