5 ferramentas de gestão de empresas que você precisa conhecer

Para se dar bem em um mercado cada vez mais competitivo é necessário que os gestores procurem aperfeiçoar as suas atividades internas constantemente. Essa regra inclui qualquer segmento empresarial, pois com os avanços da tecnologia e a transformação digital nos empreendimentos, os líderes que não procuram acompanhar essa tendência podem acabar perdendo grandes oportunidades e verem sofrer a estagnação de seu negócio.

A esse respeito, vale ressaltar que adotar ferramentas de gestão é fundamental para melhorar a administração da empresa, otimizar as tarefas realizadas no dia a dia, evitar erros e, assim, aumentar a produtividade. Caso você não tenha noção sobre o assunto, preparamos este artigo com as 5 principais ferramentas de gestão de empresas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

1. Ciclo PDCA

Ciclo PDCA - Portal TCE-PR

A finalidade do Ciclo PDCA é proporcionar uma evolução contínua dos processos de uma empresa. Essa ferramenta trabalha com 4 etapas: planejamento, execução, verificação e ação.

Ao seguir os procedimentos estabelecidos em cada etapa é possível compreender como determinado problema surge e como ele pode ser tratado. Desse modo, os gestores conseguem obter uma maior performance em suas ações devido ao aprimoramento das atividades.

2. Canvas

Estacione-me: Primeiro Post, Primeiras Ideias

Canvas é um tipo de estratégia administrativa e empresarial que trabalha com planejamento, execução e gestão de projetos. Seu principal objetivo é obter uma visão ampla do negócio e utilizar todo o seu potencial, contribuindo para estudar como atingir o seu público-alvo e alcançar um excelente ROI. Tudo é feito por meio de reuniões com o esboço de projetos novos ou aprimorados para evoluir a gestão da empresa.

3. Orçamento empresarial (Budget)

Planilha de Orçamento Empresarial em Excel 4.0 - Planilhas em Excel

O Budget e o Forecast fazem parte dos principais métodos para orçamento empresarial. Basicamente, essa ferramenta trabalha com a criação de orçamentos do tipo estático (budget), possibilitando traçar as metas e os objetivos de um negócio referentes a determinado período. Esse processo, ao longo de sua formação, pode ser ajustado por meio do emprego de Forecast.

4. CRM

CRM: o que é CRM, tipos, benefícios, funis e mais! | PipeRun

A sigla CRM refere-se à expressão Customer Relationship Management, que traduzida para o português significa Gestão do Relacionamento com o Cliente. Em formato de software, esse sistema tem a função de gerir o relacionamento da empresa com o seu público, bem como integrar processos da administração para que possa existir uma gestão eficaz direcionada ao cliente.

Ele opera desde a inicialização de uma venda até o pós-venda. Com isso, é possível gerenciar dados e informações, otimizar o trabalho interno e fidelizar clientes.

5. Análise SWOT

Curso: LOQ4233 - Gestão de Negócios (2019), Tópico: Análise SWOT e Forças  competitivas de Porter

A análise SWOT é uma ferramenta bastante utilizada para melhorar o planejamento estratégico e desenvolvimento do negócio. Por meio dela é possível aprofundar o estudo sobre as atividades da sua empresa, bem como realizar uma análise minuciosa da realidade a qual está inserida a sua corporação. Com isso, consegue-se encontrar os pontos fracos e fortes do negócio e criar formas de contornar os riscos e ameaças, aumentando as chances de sucesso no mercado.

Essas são as principais ferramentas de gestão de empresas que você pode utilizar em seu negócio. Percebe-se que, com o auxílio de recursos específicos para cada situação, é possível melhorar por completo a produtividade da empresa e, dessa forma, alcançar o sucesso esperado.

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Janaina Macedo Calvo é FOUNDER da Martinez e Calvo Palestras, Treinamentos e Finanças, empresa prestadora de serviços na área de negócios e economia global, em forma de palestras, treinamentos e consultorias. A empresa tem como missão assessorar clientes a antever tendências globais e brasileiras, por setores e maximizar oportunidades. Doutoranda em Administração Pública e Sustentabilidade pela UNICAMP, Mestre em Controladoria pelo Mackenzie, economista formada pela FAAP, contabilista formada pelo Osvaldo Cruz com MBA Executivo pela BBS – Brasilian Business School (módulo internacional realizado em Luanda – Angola), Janaina atuou no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo (baseado na experiência do Grameen Bank).
Na área executiva, atuou como Gerente de Pessoal e Finanças do Conselho
Regional de Engenharia e Agronomia – Crea/SP, o maior Conselho de
Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. Palestrante na área financeira e motivacional, autora do Blog Café&Finanças, colunista em finanças da revista Crea-online e desenvolvedora do Treinamento Batalha da Mente Finanças Investimento e Mindset , Preparação Financeira para Investimentos. Educação Financeira para Empreendedores, Soft Skills- Desenvolvendo Competências de Sucesso e do curso Relato Integrado Para Entidades Públicas.

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