A Batalha de Winterfell do seriado Game of Thrones (GOT) que encerrou em 2019, mobilizou, na época, pessoas no mundo inteiro.
O episódio era um dos mais esperados pelos fãs e, portanto a expectativa era muito grande.
A antecipação feita pelos produtores da série foi incrível, fica a primeira dica, e todos os fãs sabiam o quanto de recurso de tempo, dinheiro e pessoas foi usado naquele que seria o “episódio da vida”.
Entretanto, os fãs ficaram frustrados e alguns muito decepcionados, pois em 1 hora e 22 minutos de episódio o esforço era constante para se conseguir enxergar as cenas, e muitas vezes, era inclusive difícil saber quem estava aparecendo na tela. E mesmo com esforços como apagar a luz, aumentar o brilho, contraste, cor, nada ajudava o preto que estourava na exibição da HBO.
Vale ressaltar, que aqui temos dois fatores importantes a produção e a distribuição do episódio (entrega). Esta condição não é responsabilidade da produção da série, mas o cuidado de quem faz a entrega ao público final. Aqui, no caso, o problema parece ter sido a resolução escolhida pela HBO para exibir o episódio (foi o que me explicou uma especialista em audiovisual). E segundo a opinião de milhares de fãs espalhados pelo mundo, esta deixou muito a desejar.
Atenção: Não estamos observando o que aconteceu de forma técnica, porque com certeza há uma explicação, e sim o valor que é percebido pelo cliente.
Para ficar claro, estou citando episódio 3 de Game of Thrones, também conhecido como GOT, Temporada 8, exibido pela HBO no dia 28 de Abril, com a duração de 1 hora e 22 minutos.
As cenas prometiam muita emoção e até uma pitada de terror, mas a promessa de que os seguidores teriam a maior e melhor cena da história das batalhas, não foi totalmente entregue e na verdade, houve muita crítica. Críticas totalmente fundamentadas, visto que muitas pessoas que opinaram não tinham apenas o olhar leigo de quem simplesmente não conseguiu ver a batalha como gostaria, ou pior, como foi prometido.
E por que estamos conversando sobre isso aqui?
Porque independente de ser fã ou não da série, lições devem ser aprendidas com este episódio:
- A antecipação é importante! Entretanto a sua responsabilidade com a entrega aumenta muito. Cuide desta entrega;
- Não adianta gastar todos os seus recursos na construção de um conteúdo épico, em um marketing poderoso, usar a sua audiência a seu favor para escalar sua autoridade, se você não revisar o seu trabalho com muito critério antes da degustação final dos seus clientes;
- Resolva rápido os conflitos! Não deixe seus clientes sem resposta, sem uma justificativa, sem a sua verdade. Eles podem comprar a verdade dos outros. Portanto, gestão de conflitos é importante;
- Surpreenda seus clientes positivamente e não o contrário!
- Entregue mais do que o esperado. Quando você entrega menos do que o seu marketing conta, o resultado é frustração.
Resumindo, cuide da expectativa dos seus clientes, pois uma decepção em relação ao valor percebido no seu produto ou serviço pode te custar muito caro. E nesse caso, caro, nem sempre é apenas dinheiro. A melhoria deve ser sempre pensada para gerar impacto e aumentar a retenção, satisfação e avaliação dos clientes.
Imagine se você tem que convencer um novo cliente que a sua empresa merece ser escolhida por ele? Sua reputação, ou seja, toda a experiência e valor percebido que os seus antigos clientes já tiveram, pode determinar esta confiança.
Caso tenha observado que sua empresa está com desafios em algum destes fatores, a hora de mudar e se aperfeiçoar é agora. Aprenda rápido estas lições!
Abraçoss!!!
Paulo
Paulo Martinez é diretor de novos negócios na Martinez & Calvo Consultoria e Treinamento, casado, pai de 3 filhos, estudou Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Análise de Sistemas e MBA em Gestão de Projetos pela FMU, atua também como Personal Branding trabalhando na restruturação dos processos organizacionais, passou por empresas como Microsoft, Estapar e Banco Itaú.
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