10 Oportunidades de Negócio e Renda

É possível construir novas fontes de renda? Ter um negócio paralelo ao que eu já faço? Ou quem sabe, até mudar a minha fonte de receita principal?

Sempre falo por aqui, sobre uma mente rica e como somos capazes de criar oportunidades!

Das mais tradicionais às mais atuais, que tal conhecer algumas oportunidades e ideias de negócios e fontes de renda que você pode incluir em seu dia a dia?

Imagine, se possível fosse, e as ideias deste artigo te trouxessem insights poderosos para você colocar em prática em sua vida ainda hoje?

1. CONSULTORIAS

Se você sabe fazer algo bem feito, tem experiência, então é possível prestar consultoria sobre o assunto, as consultorias podem ser feitas para pessoas físicas, ou mesmo para pequenas, médias e grandes empresas.

Basta usar a criatividade e criar um formato de prestação de serviços que atenda aos objetivos.

Dentre muitas opções, é possível citar:
Consultoria de marketing
Consultoria de moda e estilo
Consultoria de vendas
Consultoria em finanças pessoais
Consultoria esportiva
Consultoria nutricional on-line

Naturalmente, a área de atuação irá depender de sua afinidade, habilidades e disposição em aderir ao tema.

2. ESCREVER UM LIVRO
A arte da escrita é tão antiga quanto a humanidade, pois foi uma das primeiras e principais formas de comunicação da vida inteligente.

E os livros continuam em evidência (particularmente, acredito que nunca perderão sua posição).

Independente do assunto, escrever um livro permite a criação de uma fonte de renda passiva no médio e longo prazo, além de ser um grande ato de realização pessoal.

Você pode publicar seu livro como impresso, ou mesmo escrever um livro digital, os famosos e-books.

Continue lendo para entender um pouco mais…

3. CRIAR UM PRODUTO DIGITAL

Por conta do crescimento do marketing digital no Brasil e no mundo, as possibilidades só crescem. Atualmente, é difícil encontrar alguém que não consuma algum tipo de informação digital, através da internet (bom, você está lendo este artigo, provavelmente no seu computador, notebook, tablet ou smartphone).

Produtos digitais podem ter vários formatos. Dentre eles:
Livros digitais (e-books)
Curso em vídeo-aula
Consultoria on-line
Plataformas de ensino com assinatura mensal
Soluções on-line para as mais diversas áreas
O grande benefício da criação de produtos digitais, é o baixo-custo de produção envolvido. Quem já se aventurou a ter um negócio próprio como uma loja física, sabe bem o que isso significa.

4. PROMOVER UM PRODUTO DIGITAL

Para quem não quer ter o trabalho ou não tem o objetivo de construir o próprio produto, é possível promover o produto de alguém através de meios digitais. É o chamado marketing de afiliado.

O marketing de afiliado é amplamente utilizado em países desenvolvidos, e tem se tornado opção de renda de muita gente no Brasil. Atualmente, já é possível contar com plataformas e produtos sérios e também seguros para amparar essa atividade.

5. MARKETING DE RELACIONAMENTO

Também conhecido como marketing multinível ou marketing de rede, é um sistema inteligente de distribuição de produtos e/ou serviços, de forma que os envolvidos possam gerar renda de forma justa, com base em seu próprio trabalho e resultados.

É importante diferenciar e não confundir com o esquema de pirâmide, que é considerado um sistema ilegal, onde não se tem produto ou serviço real, e os ganhos são baseados na entrada de pessoas.

O marketing de relacionamento tem ajudado milhares de pessoas a também diversificarem suas rendas, e muitas delas têm transformado esta opção em sua fonte de renda principal.

6. FRANQUIAS

O sistema de franchising está entre os mais tradicionais e também procurados modelos de negócios. As franquias são muito interessantes, por proporcionarem certa segurança e conforto para o franqueado.

Semelhante à ideia do marketing de afiliado falado acima, uma franquia entrega ao franqueado o posicionamento da marca, produtos, padrão e modelo de negócio, em alguns casos até a matéria-prima envolvida.

Atualmente, é possível encontrar franquias nas mais diversas áreas, como idiomas, programação, alimentação, doces, eletrônicos, e a lista continua.

7. TRANSPORTE POR APLICATIVO
Este não poderia ficar de fora.

Ter um carro próprio ou alugado, e trabalhar com transporte por aplicativo pode ser uma ótima opção de fonte de renda, por oferecer de liberdade de tempo e trabalho, comodidade e geralmente conta com um aplicativo bem construído para atender motoristas e clientes.

Naturalmente, é preciso gostar de dirigir e de pessoas.

8. VENDAS DIRETAS

O mercado de vendas diretas ainda está entre os maiores e mais rentáveis do mundo, apesar de seu modelo ter mudado bastante, principalmente com o advento da internet, a essência continua.

As vendas diretas constituem o formato clássico onde a pessoa que tem uma oportunidade, proposta, produto ou serviço, se encontra pessoalmente com o interessado, expõe o produto, tira as dúvidas e realiza a venda.

Moda, cosméticos, produtos, serviços, jóias… o mercado de vendas diretas pode ser uma ótima ideia para otimizar a produtividade e gerar renda baseada em resultado.

9. VENDA DE REFEIÇÕES PERSONALIZADAS

Se você utiliza Facebook e Instagram, já deve ter encontrado alguma empresa que venda refeições congeladas, “marmitas fit” ou refeições vegetarianas, trata-se de um mercado relativamente novo, mas que tem ganhado um amplo espaço.

Por conta do tempo, estresse do dia a dia, ou até objetivos mais específicos, que é o caso de modelos e atletas, a aquisição de refeições prontas e congeladas tem sido uma opção para quem quer economizar tempo.

Abrir um negócio de refeição sempre foi uma opção bem-sucedida, independente do local e época do ano. Basta cuidar da qualidade do produto e fidelizar clientes. Através da internet, é possível divulgar o que você faz, localização e promoções.

No médio e longo prazo, é possível criar uma carteira de clientes consistente, e um faturamento interessante.

10. DIGITAL INFLUENCER

Essa profissão é um bebê no mundo dos negócios. Foi concebida junto com a ascensão do mundo digital, e a busca das pessoas pelas redes sociais. Digital influencer é a personalidade que tem certo nível de popularidade em uma ou mais mídias sociais, de modo que uma única publicação desta pessoa, pode render contratos e vendas fechadas.

Isso permite fechar contratos de patrocínio com empresas e gerar renda por publicações regulares nas mídias sociais.

11. (BÔNUS) ACOMODAÇÃO PARA TEMPORADAS

Outro modelo de negócio baseado na economia do compartilhamento, que não poderia ficar de fora. Você sabia que é possível disponibilizar suas acomodações, e receber pela prestação deste serviço, principalmente se você possui acomodações em região turística?

A Airbnb é atualmente um dos mais conhecidos serviços com este formato.

CONCLUSÃO

Este artigo mostra a você apenas algumas entre centenas de opções de negócios, e oportunidadesde renda que estão espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Como sempre você vê por aqui: Uma mente rica é uma mente que pensa em soluções. Use sua criatividade, busque e crie oportunidades, faça networking, e você terá o mundo que deseja em suas mãos!

Bjocas carinhosas!!!


janaina macedo calvo
Janaina Macedo Calvo

Janaina Macedo Calvo é Professora dos cursos de economia, controladoria, contabilidade e matemática financeira. Doutoranda em Administração e Sustentabilidade. Mestre em Controladoria, Economista, e  Contabilista, atuou no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo. Na área executiva, atua como Gerente de Pessoal e Finanças do Crea-SP, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. É também, Palestrante na área financeira e motivacional, autora do blog Café&Finanças, colunista em finanças da revista Crea-online e desenvolvedora do Treinamento em Coaching Financeiro Batalha da Mente , Relato Integrado Para Entidades Públicas , Curso Preparação Financeira para Investimentos. Educação Financeira para Empreendedores Soft Skills- Desenvolvendo Competências de Sucesso.

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhe com:


Leave us a Message