Saiba como resolver problemas financeiros na empresa com cenário de crise

O mercado brasileiro é marcado por várias crises econômicas e políticas que por vezes acabam dificultando a ascensão de empresas recém-criadas, bem como a sustentabilidade dos empreendimentos que já possuem algum tempo em seu segmento. Isso justifica o grande número de projetos empresariais indo à falência no país. Com o advento do Covid-19 essas dificuldades foram intensificadas e a possibilidade de falência acaba sendo um grande inimigo a se evitar.

No entanto, não é só os fatores externos que influenciam o sucesso de uma organização. Isso porque outro ponto que provoca a estagnação de um negócio é a má gestão ligada à ocorrência de problemas financeiros na empresa. Esses entraves acarretam no primeiro estágio a demissão de funcionários seguida do corte de recursos para projetos considerados estratégicos para o crescimento interno. Caso a situação não seja controlada pode haver a falência da instituição.

Por isso, é preciso que os gestores conheçam técnicas e estratégias para lidar da melhor forma com essa situação. Caso você não tenha noção sobre esse assunto, preparamos este artigo contendo as principais dicas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!

Renegocie com fornecedores

A princípio, temos como um dos principais entraves para o crescimento de uma corporação a má gestão de finanças juntamente ao excesso de dívidas. Por isso, você deve evitar ao máximo que elas acumulem. Além disso, procure renegociar com os seus fornecedores de modo a encontrar uma solução que seja viável a ambas as partes. Como o cenário que estamos vivendo é de empatia e de mão dupla, as negociações tem ocorrido com mais facilidade.

Caso essas contas sejam provenientes de impostos, entre em contato com a autarquia credora e realize o parcelamento da dívida. Isso permitirá que sua empresa consiga lidar com os problemas financeiros de forma mais consciente e responsável.

Consiga parceiros capazes de ajudar

Dificilmente você terá sucesso em algum projeto se permanecer isolado sem contar com a ajuda de parceiros comerciais. Esse fato é ainda mais importante quando se trata da sustentabilidade financeira do negócio. Sendo assim, procure investir na proximidade com organizações que trabalham com serviços ligados à sua empresa. Ao contar com a ajuda de parceiros que já possuem uma maior experiência com o seu segmento, você poderá diminuir os erros e aperfeiçoar rapidamente a sua gestão empresarial.

Organize e estruture o departamento financeiro

O planejamento financeiro é um dos processos mais importantes para a saúde de um negócio. Essa medida seguida de uma organização e estruturação do setor financeiro certamente garantirá que sua empresa consiga enfrentar qualquer desafio e obter sucesso em suas ações. Manter essa cultura organizacional permite que os gestores trabalhem de forma mais racional e tome decisões mais acertadas, de modo a direcionar o negócio sempre para frente.

Avalie cuidadosamente o fluxo de caixa

O fluxo de caixa também deve ser tratado com bastante atenção. Ele está atrelado a todas as receitas e despesas do negócio. Por meio dele é possível controlar o capital de giro, bem como avaliar a possibilidade de problemas futuros e quais investimentos são mais indicados para cada situação. Por todos esses motivos, avaliar cuidadosamente esse aspecto da empresa é considerado um procedimento de vital importância para a sua empresa.

Portanto, essas foram as principais dicas de como resolver problemas financeiros na empresa. Vale ressaltar que contar com uma empresa de consultoria pode ser uma boa forma de obter uma parceira estratégica que possibilitará clareza sobre os processos, de modo a ajudar no crescimento organizacional.

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas atualizações!

Bjocas carinhosas!!!

Janaina


janaina macedo calvoJanaina Macedo Calvo é Professora dos cursos de economia, controladoria, contabilidade e matemática financeira. Mestre em Controladoria, Economista, e Contabilista, atuou no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo. Na área executiva, atua como Gerente de Pessoal e Finanças do Crea-SP, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. É também, Palestrante na área financeira e motivacional, autora do blog Café&Finanças, colunista em finanças da revista Crea-online e desenvolvedora do Treinamento em Coaching Financeiro Batalha da Mente e Relato Integrado Para Entidades Públicas

Compartilhe com:


Leave us a Message