Como ter um planejamento financeiro efetivo na empresa?

No mundo dos negócios, existem duas regras básicas: a primeira consiste em nunca perder dinheiro, e a segunda determina que a primeira regra nunca seja esquecida.

Esse princípio surgiu da mente de um dos principais nomes do mercado financeiro, Warren Buffett. Na prática, a forma mais segura de cumprir com esse conceito é por meio de um bom planejamento financeiro

Afinal, o planejamento financeiro, aliado a uma boa estratégia, garante o total controle das finanças da empresa e ainda reduz a margem de erros e evita prejuízos. Por esse motivo, é essencial em qualquer empresa, pois serve de guia para que o gestor saiba quais ações devem ser tomadas diante de uma situação. Além disso, ter o hábito de planejar permite que você mantenha o controle dos gastos e, sobretudo, tenha noção do faturamento do seu negócio.

Sabendo da importância desse assunto, preparamos este conteúdo com as principais dicas, práticas e ações que devem ser adotadas para criar um bom planejamento efetivo. Acompanhe a leitura!

Faça uma análise da situação atual das finanças

Diferentemente de uma receita de bolo, não existe uma fórmula pronta que vai garantir que o seu negócio tenha sucesso da noite para o dia. Cada empresa tem suas individualidades, por isso, antes de criar um planejamento financeiro, é muito importante fazer uma análise da situação atual da sua gestão financeira.

Essa ação visa a facilitar a coleta de informações necessárias para a criação do planejamento. Sendo assim, é importante levar em consideração as variáveis financeiras, como custos, despesas e receitas, e as características do seu modelo de negócio, tais como:

  • diferenciais que a sua empresa tem;
  • metas e objetivos estabelecidos para curto, médio e longo prazo;
  • maiores dificuldades e desafios que precisam ser superados;
  • principais concorrentes etc.

Após coletar todas essas informações, é necessário organizá-las de forma que todas as partes interessadas na criação do planejamento tenham acesso. Aliás, é de suma importância que todos estejam cientes da real situação financeira da empresa, a fim de garantir que todos compartilhem da mesma visão e sigam em uma única direção.

Sem dúvidas, analisar o cenário atual da sua empresa é fundamental para identificar gargalos na sua administração, pontos que precisam ser melhorados e o que pode ser feito para potencializar os seus diferenciais, visualizar oportunidades de negócio e, sobretudo, garantir tomadas de decisões mais precisas.

Projete diferentes cenários

Dispor de um planejamento eficiente e bem elaborado é fundamental para o crescimento da sua empresa, porém é preciso estar preparado para a ocorrência de imprevistos que podem comprometer todo o seu plano. Isso acontece porque é impossível projetar o futuro com absoluta precisão.

Isso quer dizer que, ao longo da execução do seu planejamento, podem ocorrer mudanças no mercado e surgir situações que não estavam previstas, obrigando você a alterar seu plano de ação na última hora.

Para evitar situações assim, é importante projetar, no momento do planejamento, diferentes cenários para o seu negócio. De modo geral, é possível considerar três possibilidades básicas:

  • cenário realista: é definido de acordo com as projeções que foram feitas;
  • cenário otimista: estabelece resultados que superam as expectativas;
  • cenário pessimista: considera a possibilidade de não obter os resultados esperados.

Além dessas possibilidades, é possível que você projete outras. A ressalva é que, para cada uma delas, deve ser definido um plano de ação específico. Isso garante que a empresa se mantenha preparada para lidar com situações adversas ou não previstas.

Ou seja, para garantir que o seu planejamento financeiro gerará resultados positivos, não basta ter apenas um plano de ação eficiente, é preciso que você projete diferentes cenários, a fim de se manter preparado para certos imprevistos.

Tenha um plano de ação

Como vimos nos primeiros tópicos deste texto, o plano de ação exerce um papel importante dentro de um planejamento financeiro. Após analisar a sua real situação e projetar diferentes cenários para o seu negócio, esse é o momento de colocar tudo que foi definido até aqui em prática.

Por isso, o plano de ação deve ser pensado respeitando a realidade da sua empresa. Nesse caso, é importante considerar os riscos, os objetivos que deseja alcançar, as metas e as diversas possibilidades que podem ocorrer. Lembrando que esse é o momento de decidir o papel que cada colaborador vai exercer dentro desse plano de ação.

Trace metas e objetivos

Uma empresa que não tem meta e nem objetivos dificilmente permanece no mercado em que atua. Isso porque, sem esses dois elementos, ela não saberá para onde ir e nem o que fazer. Por isso, é de suma importância que você saiba qual é a missão, qual a visão e quais os valores da sua empresa e, a partir disso, defina quais são os alvos que se espera alcançar em um período de curto, médio e longo prazo.

Ter isso em mente ajuda (e muito!) na elaboração do planejamento financeiro, pois garante que você não se perca pelo caminho e não gaste seu tempo com tentativas sem resultados e, sobretudo, contribui para que o seu esforço seja encaminhado para as direções certas. 

Gerencie o fluxo de caixa

Gerenciar o fluxo de caixa é uma ação que deve ser levada a sério por qualquer negócio, independentemente do tamanho ou do segmento em que atua. Afinal de contas, é por meio desse controle que você sabe quanto de entradas e saídas sua empresa teve dentro de um período de tempo.

Esse monitoramento permite identificar se a empresa está com uma boa saúde financeira ou se está operando no vermelho. No entanto, para saber em qual dessas situações sua organização está operando, é preciso que você saiba separar os gastos fixos e variáveis das suas receitas.

Controle todas as movimentações financeiras

Para garantir que o seu planejamento financeiro gerará resultados, na prática, é preciso que você tenha o cuidado de registrar e controlar diariamente todas as movimentações financeiras da sua empresa. Fazer esse monitoramento constante permite que você tenha uma noção mais precisa dos seus gastos e, assim, consiga analisar se o plano adotado tem dado retornos positivos.

Para ajudar nessa etapa, a utilização de um sistema de software de gestão faz toda a diferença. Isso porque se trata de uma ferramenta que, além de oferecer mais praticidade para o seu dia a dia, garante o monitoramento dos resultados em tempo real, permitindo, assim, que você saiba o que será preciso mudar para tornar os próximos planejamentos mais efetivos.

Contrate os serviços de uma consultoria financeira

Martinez&Calvo Palestras, Treinamentos e Finanças

Contar com o apoio de profissionais qualificados na elaboração do planejamento financeiro pode ser um grande investimento para o seu negócio. Isso porque uma consultoria financeira pode ajudar com todo o processo, tornando-o muito mais simples e eficaz. Além disso, oferece vantagens, como:

  • suporte de profissionais experientes;
  • criação de um planejamento personalizado;
  • alcance de resultados mais rápidos;
  • redução de despesas;
  • contribuição para uma visão imparcial.

Com base nessas informações, percebemos que a criação de um planejamento eficiente é essencial para garantir o desenvolvimento da sua empresa. Afinal de contas, quando feito e aplicado de forma correta, proporciona diversas vantagens para o seu negócio. Daí a importância de contar com o apoio de um profissional qualificado, a fim de assegurar que as metas sejam alcançadas.

Gostou do artigo sobre planejamento financeiro e quer saber mais sobre consultoria financeira? Então, entre em contato com a gente e veja mais sobre os nossos serviços!

Bjocas carinhosas!!!

Janaina


janaina macedo calvo

Janaina Macedo Calvo é Professora dos cursos de economia, controladoria, contabilidade e matemática financeira. Mestre em Controladoria, Economista, e  Contabilista, atuou no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo. Na área executiva, atua como Gerente de Pessoal e Finanças do Crea-SP, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. É também, Palestrante na área financeira e motivacional, autora do blog Café&Finanças, colunista em finanças da revista Crea-online e desenvolvedora do Treinamento em Coaching Financeiro Batalha da Mente e Relato Integrado Para Entidades Públicas

Compartilhe com:


Leave us a Message