Imprevistos, você está preparado para ter?

Imprevistos, você está preparado para ter?

Hoje quero começar a nossa conversa te fazendo uma pergunta importante: Você está preparado para ter imprevistos?

IMPREVISTOS e DESAFIOS constituirão a maior parte dos seus dias. Aceite! Dito isto, vamos falar a respeito:

Você precisa pensar que em uma empresa há três níveis de gestão, que são: estratégico, técnico e operacional. Cada um possui sua importância no negócio e existem muitas empresas em que o empreendedor cuida dos três níveis.

Considerando que a sua empresa já possui estes níveis separadamente, você está pronto para se ausentar dois dias que seja do seu negócio sem que ele pare de funcionar? Ou se você adoecer sua equipe ficará perdida sem saber o que fazer, pois dependem 100% do que você pensa ou faz.

Aprender a delegar é muito importante, mas delegar não é ficar de cima sem deixar a pessoa ter movimento nas suas ações. É entregar a responsabilidade do trabalho, ajustar as pontas soltas e confiar que o resultado será entregue como combinado no alinhamento.

Opa… Apareceu a palavra chave aí: ALINHAMENTO.

Se não houver este alinhamento prévio, não há nenhuma possibilidade de delegar de forma estratégica, você de fato precisará cuidar  de cada parte do processo.

O que posso fazer então para corrigir a rota da minha empresa, visto que estou exatamente neste lugar ?

  1. Documentar processos – POPs (descreva uma receita passo a passo de tudo o que você faz). Uma ferramenta ótima para facilitar este processo é o Google docs;
  2. Treine pessoas para conseguir executar o passo 01;
  3. Treine um líder para cuidar do técnico e alinhe cada passo dentro do propósito e visão do negócio, nos valores e na capacidade técnica da equipe.

Estes 3 passos irão ajuda-lo a criar uma rota para os negócios e cuidar de sua equipe. Se no percurso perceber que houve alguma falha no procedimento este poderá ser revisto e alterado.

Aproveite as ideias da sua equipe!

Você esta preparado para ter imprevistos? Sempre que alguém tiver alguma ideia, coloque alguém testando este novo passo e caso o resultado seja melhor em algum quesito, altere o procedimento padrão para que toda a equipe tenha acesso de forma unificada.

Outro fator a considerar são as ideias da equipe.Sempre que alguém tiver alguma ideia, coloque alguém testando este novo passo e caso o resultado seja melhor em algum quesito, altere o procedimento padrão para que toda a equipe tenha acesso de forma unificada.

A sociedade moderna,está altamente robotizada e fatores como sucesso, poder, dinheiro e conquistas meramente materiais, parecem ser o foco geral, mas o que muitas vezes é esquecido é que até para se ter este lucro é importante gerar conexões e estas acontecem através de pessoas. Portanto, cuide delas… Seja sua equipe, seus clientes e principalmente de você.

“Não se afaste de si mesmo, de seu interior, da sua essência e de seus verdadeiros anseios e necessidades. Não viva automatizado deixando a vida te engolir. Cuide de você e do seu negócio”.

Você pode achar que será muito trabalhoso criar todos estes processos e treinar todas as pessoas necessárias, mas você precisa se preparar para se ausentar, seja para gerir algum imprevisto, e sua empresa não parar, seja para você tirar férias, isso mesmo, eu disse: FÉRIAS!

Se você sentiu um frio na barriga, se emocionou ou suspirou ao ler a palavra férias, é exatamente neste momento que você precisa parar e criar todo este processo de três passos que expliquei.

Uma coisa importante é que todos os envolvidos com o negócio precisam conhecer a forma mais simples e poderosa de inspirar, motivar e engajar todos na empresa: sua Missão, Visão e Valores.

A missão de uma empresa é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada.  A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.

Já a visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão da empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

Uma vez definida a missão (quem sua empresa é) e a visão (aonde ela quer chegar), precisamos definir algumas “regras” para o jogo, ou seja, de quais valores da empresa não podemos abrir mão.

Existem muitas formas de se atingir um objetivo (visão), mas precisamos ter em mente quais são os princípios ou crenças que servem de guia para os comportamentos, atitudes e decisões de todas as pessoas envolvidas na busca dos seus objetivos para que a empresa exerça sua missão e busque alcançar sua visão

E por fim, a melhor forma de superar imprevistos é encarar de frente e surpreender a si mesmo com novas atitudes. Para isso, é necessário se abrir para o que o mundo lhe oferece. É tempo de aprender a lidar com o que não planejou.

Não tenha medo, pense que todo filho um dia precisa crescer independente dos pais e dos imprevistos.

Compartilhe com:


Artigos Relacionados

Leave us a Message