Planejamento Financeiro: Uma necessidade!

A Educação Financeira é uma área do conhecimento bastante difundida, mesmo na infância, em alguns países. Infelizmente, essa ainda não é uma realidade brasileira. Na verdade, por aqui, ainda há adultos que sequer fazem um acompanhamento de sua situação financeira. Gastam o quanto podem ao longo do mês, endividam-se e o final dessa história talvez você já conheça.

Planejar as finanças ao longo do mês não é um recurso ao qual se recorre apenas quando se deseja enriquecer. É algo fundamental para quem deseja viver com qualidade e tranquilidade, sem perder o sono por medo de não conseguir pagar as contas. Se você ainda não planeja como utilizar o seu dinheiro, fique atento, pois você pode estar perdendo a chance de realizar seus sonhos.

Fontes de renda x Despesas

Por mais que seja defendida a ideia de que dinheiro não traz felicidade, não se pode negar que ele é um meio necessário para viver. Não há nada de errado em enriquecer e almejar uma vida mais confortável, desde que de forma honesta.

Assim, o primeiro passo é anotar todas as suas despesas, separando-as por categorias. Identifique o quanto você gasta mensalmente com transporte, saúde, alimentação, moradia, telefonia/internet, educação, lazer, vestuário e por aí vai. Seja específico e não se esqueça de nada, nem mesmo daquelas taxas que o banco cobra todo mês, afinal de contas, não deixam de ser despesas.

Você pode fazer isso no papel, mas há planilhas online, sites especializados e até mesmo aplicativos de celular que te ajudam a organizar suas despesas.

Diagnosticando os problemas

Quando você comparar a quantia total de despesas com o somatório de todas as suas fontes de renda, você terá uma noção de como está sua situação financeira: se você vive dentro de suas possibilidades, se está no limite, ou se está gastando mais do que deveria.

Se você gasta mais do que ganha, possivelmente surgirão dívidas em seu orçamento, isso se você já não estiver passando por isso. Se esse for o caso, vale a pena contar com uma consultoria especializada, que pode lhe ajudar a construir um plano de pagamento de dívidas. Além disso, é importante realizar algumas mudanças de hábitos, como cortar gastos desnecessários, pesquisar preços e encontrar alternativas mais baratas para fazer o que você deseja. Em alguns casos, é preciso mesmo encontrar mecanismos de aumentar sua renda.

Realizando sonhos

Em contrapartida, se sua situação estiver mais tranquila, não pense que é só sair esbanjando por aí. É importante ter uma reserva financeira, caso surja alguma emergência. Às vezes você ainda está pagando parcelas de algo de que nem se lembra mais, não é verdade?

Se tiver dinheiro sobrando, estabeleça metas, objetivos, sonhos. Não estabelecê-los o quanto antes vai fazer você gastar com coisas de que nem precisa ou realmente deseja. Se você pensar em um objetivo maior, como a educação de seus filhos, a compra de um imóvel ou uma viagem em família, fica mais fácil ser determinado e perseverar no controle de suas finanças.

Mas atenção: não deixe seu dinheiro parado. Consulte uma assessoria especializada e pesquise sobre as diferentes formas de investir seu dinheiro. Independentemente do fato de você ser mais conservador ou mais ousado, com certeza há opções de investimento adequadas ao seu perfil e aos seus objetivos.

No começo, planejar suas finanças mês a mês parecerá uma tarefa difícil, principalmente na hora de colocar novos hábitos em prática. No entanto, lembre-se de que ela é fundamental para te livrar das dívidas, otimizar seus gastos e te ajudar a viver a vida que sempre quis!

E como conhecimento nunca é demais, fica aqui uma última dica: participe do Millionaire Mind Intensive 2019, o MMI! Este é o maior treinamento de educação financeira do mundo e ocorrerá em São Paulo, de 5 a 7 de abril na Expo São Paulo.

Millionaire Mind Intensive deu origem ao livro “Os Segredos da Mente Milionária”, sucesso de vendas em diversos lugares do mundo. No Brasil o livro já vendeu mais de 1 milhão de exemplares e permaneceu por mais de 193 semanas no ranking dos 10 livros mais vendidos do país.

99% da população almeja o dinheiro e até certo ponto, consegue ganhar “o suficiente” para o “pão de cada dia.” O senso comum diz que se deve trabalhar duro a vida toda, poupar o pouco que se ganha e começar a desfrutar desse dinheiro só na aposentadoria.

Agora, qual é o segredo desse 1% que prospera acima da média desse senso-comum? Quais as chances de que isso aconteça sem que para isso você conte apenas com talento, acaso e sorte? Nesse processo também sonhamos, criamos objetivos, metas e muitas vezes nos frustramos… nos perdemos. Nos estagnamos num universo de culpa e vitimismo conformista.

Para mudar esses parâmetros você precisa de três dias: o Millionaire Mind Intensive é mais do que um treinamento… Trata-se de um agente transformador de sua visão de mundo e um divisor de água na sua vida financeira.

Para se ter uma ideia, esses três dias de treinamento existe há 25 anos e chegou ao Brasil recentemente.

Portanto, nunca subestime o que você faz e a si mesmo, é sempre possível ser mais e ir além.

 

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA TER UMA VIDA MILIONÁRIA? Dê o primeiro passo para sua independência financeira! RESERVE SUA VAGA AGORA!

 

QUERO SER FINANCEIRAMENTE LIVRE

Compartilhe com:


Artigos Relacionados

Leave us a Message