Habilidades que todo empreendedor deve ter

Desde o primeiro momento em que o homem surgiu sobre o planeta, começou a evoluir.

Começamos a desenvolver formas de sobreviver, de nos manter vivos, aquecidos, alimentados, protegidos.

Dia após dia, década após década, séculos se passaram, e nada mudou: Continuamos aprendendo e evoluindo para transformar nossos resultados em benefícios.

Em um mundo capitalista, rodeado por inovação tecnológica e ascensão do conhecimento, ou nós evoluímos de acordo, ou ficamos para trás.

E é sobre isso que vamos falar hoje: as habilidades essenciais, que todo empreendedor deve possuir e dominar, caso queira estar a nível de concorrer com os leões do dia a dia.

Comunicação

Uma comunicação efetiva faz parte da natureza humana. É a comunicação que nos leva a obter os resultados que queremos, seja em negócios, seja na troca de um favor, seja na conquista de uma pessoa.

A pessoa que desenvolve uma boa capacidade comunicativa, por natureza, tem a capacidade de gerar mais resultados e conquistar as pessoas ao seu redor.

Comunicação é pré-requisito para fechamento de vendas e parcerias bem-sucedidas.

Mais do que ter a informação em mãos, saber como comunicá-la é essencial.

Inteligência Emocional

O tema que antes era deixado de lado, se tornou um dos assuntos mais difundidos atualmente. Dos livros de autoajuda até à PNL e o Coaching, a inteligência emocional vem sendo cada vez mais trabalhada pelas pessoas.

Inteligência emocional é a capacidade que temos de entender a nós mesmos, os outros ao nosso redor, e também de controlar os resultados emocionais que obtemos através das circunstâncias, que se transformam em verdadeiros gatilhos para nossa mente

Quando a inteligência emocional é trabalhada e desenvolvida, passamos a ter certro controle sobre nossas emoções e sentimentos envolvidos.

Excelência

A excelência pode ser uma simples característica, mas a capacidade de transformar em resultados em sua forma excelente pode ser um diferencial enorme na vida das pessoas.

Da vida pessoal à empresarial e corporativa, trabalhar a excelência conquista pessoas e clientes. A busca pela perfeição (desde que não beire à compulsão, e isso você trabalha com a sua inteligência emocional, citada acima), pode transformar trabalhos e projetos em verdadeiras obras de artes.

Empatia

A empatia é a capacidade de entender  o outro, de entrar no mundo da outra pessoa e compreender seus medos, desejos e anseios.

Principalmente se você desempenha uma posição de liderança, desenvolver a empatia pode fazer com que você consiga ajudar pessoas a colocarem para fora o melhor de si. Ajuda você a entender e até prever possíveis problemas.

Consegue imaginar como isso pode impactar nos seus resultados?

Inteligência financeira

Por mais que, por algum motivo, não gostemos de números e matemática, entender os conceitos das finanças é importantíssimo para que controlemos o destino de nosso dinheiro, e também dos recursos financeiros de qualquer negócios que façamos parte!

Entender o fluxo do dinheiro e como se cria fontes de renda pode nos ajudar a ter mais entendimento e controle sobre o dinheiro, e fazer com que recursos rendam e tenham mais utilidade.

Naturalmente, lidar com dinheiro não se trata apenas de “lidar com o dinheiro”.  Também temos toda uma questão emocional envolvida.

Gestão de conflitos e resiliência

Esses dois itens estão tão interligados, que achei interessante relata-los juntos:

A gestão de conflitos é a capacidade de lidar com problemas e resolvê-los. A resiliência é a capacidade de continuar em frente mesmo com problemas acontecendo.

Essas duas habilidades podem determinar suas ações e tomadas de decisões diante de situações complexas.

 

Conclusão

Existem habilidades primordiais para o novo mundo em que vivemos. Além dessas, naturalmente, existem outras habilidades importantíssimas que é preciso desenvolver para chegar onde se quer chegar.

Além disso, a relação que existe entre cada uma é muito interessante. São habilidades que se complementam, e se você separar algum tempo de sua vida, para trabalhar as habilidades essenciais do dia a dia, com certeza você será capaz de obter melhores resultados em todas as áreas da sua vida!

Compartilhe com:


Artigos Relacionados

Leave us a Message