Os 7 Tipos de Inteligência

“Ah, aquele cara tem um QI alto”.

“Meu filho é um gênio, já viu os desenhos que ele faz?”

Provavelmente, essas citações levaram sua memória a algum momento de sua vida que ouviu algo semelhante.

De um hobby caseiro a um prêmio Nobel, a inteligência sempre foi tema de muita conversa, discussão e estudo por parte das pessoas.

Algumas vezes atribuída a algum dom natural (e às vezes, até divino).

Outras vezes, resultado de esforço e competência.

Os 7 tipos de inteligência

Howard Gardner é o autor de uma teoria (dentre tantas outras, de outros autores), que classifica 7 tipos de inteligência diferentes.

A ideia, é que todas as pessoas tem acesso e possuem todas as inteligências, porém, se destaca em uma ou mais delas (é quando vemos pessoas com determinadas habilidades e/ou aptidão para certas áreas, por exemplo).

Veja abaixo os 7 tipos de inteligência classificadas por Gardner:

Inteligência linguística

A inteligência linguística é atribuída àquelas pessoas com habilidade para se expressar e se comunicar, seja pela fala ou pela escrita.

Além disso, conseguem desenvolver empatia com facilidade, traduzindo o “mundo” de outra pessoa, sendo capaz de interpretá-lo e entendê-lo.

Inteligência lógica

As pessoas com inteligência lógica tem uma afinidade com números, cálculo e raciocínio. Além disso, também lidam com bem com sua própria memória.Trabalhar em problemas que exigem uma análise aprofundada e reconhecimento padrões costumam ser atividades em que essas pessoas se saem bem.

Inteligência motora

A inteligência motora se refere a entendimento e compreensão do espaço físico.

As pessoas com essa característica, possuem um alto senso de direção e localização, ou podem também ter talento para danças e gestos.

É atribuída, por exemplo, a artistas, atletas e esportistas em geral.

Inteligência musical

Quem lida e compreende bem a música pode ser que tenha uma inteligência musical apurada.

Essas pessoas podem interpretar e reconhecer sons e tonalidades, perceber afinação e diferenciar uma quantidade de sons maior do que a maioria das pessoas costuma fazer.

Inteligência espacial

Colégio Ieprol incentiva a criatividade e a inteligência espacial

A inteligência espacial está relacionada a entender ambientes e contextos, que permite que elas imaginem cenários (como desenhistas, desenvolvedores de jogos e modeladores 3D).

Essas pessoas costumam ser criativas e ter um “feeling” apurado para o mundo artístico.

Inteligência interpessoal

A inteligência interpessoal está relacionada à próxima a ser citada no artigo (inteligência intrapessoal).

Essas pessoas são boas em se relacionar, formar seguidores, fazer amizades e ganhar respeito e admiração com facilidade.

Costumam ter seu carisma e simpatia como características principais, e são queridas em seus círculos de amizade e colegas de trabalho.

Inteligência intrapessoal

A habilidade de se relacionar com o interior das pessoas, é chamada de inteligência intrapessoal.

Essas pessoas são capazes de enxergar a pessoa por dentro, compreendê-la, entender seus sentimentos e desejos.

Tanto a inteligência interpessoal como a intrapessoal estão relacionadas à capacidade de liderança.

Conclusão

Os 7 tipos de inteligência formam uma teoria do psicólogo Howard Gardner, e podem nos ajudar a compreender um pouco mais sobre nossas próprias capacidades.

Mesmo sendo uma teoria, é possível usar a ideia central como base, e você pode olhar para dentro de si, entender quais são as suas capacidades natas.

Quais os talentos e capacidades que você possui.

E então, traçar objetivos, enriquecer seus “pontos fortes” e até trabalhar seus “pontos fracos”.

E isso pode influenciar diretamente a forma como você se relaciona com o mundo e a forma como gera seus próprios resultados!

Bjocas carinhosas!!!

Janaina


janaina macedo calvoJanaina Macedo Calvo é Professora dos cursos de economia, controladoria, contabilidade e matemática financeira. Mestre em Controladoria, Economista, e  Contabilista, atuou no setor público, como Conselheira de Emprego e Renda do Estado de São Paulo e Conselheira do Banco do Povo. Na área executiva, atua como Gerente de Pessoal e Finanças do Crea-SP, o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina. É também, Palestrante na área financeira e motivacional, autora do blog Café&Finanças, colunista em finanças da revista Crea-online e desenvolvedora do Treinamento em Coaching Financeiro Batalha da Mente , Relato Integrado Para Entidades Públicas e Curso Preparação Financeira para Investimentos.

Compartilhe

Compartilhe com:


Artigos Relacionados

Comments

Leave us a Message