5 passos para colocar as suas finanças em ordem

Quem não tem problemas com as finanças, que atire a primeira pedra.

Se você está lendo este artigo, é porque no mínimo, existe algo nas questões financeiras em sua vida que precisam melhorar.

E tenho uma boa notícia para você: Não tem segredos.
Na realidade, existe uma mistura muito bem elaborada de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, mentalidade vencedora, e hábitos de sucesso.

Para isso, resolvi criar um passo a passo dividido em 5 partes, para ajudar você a se orientar e organizar as suas finanças de forma eficiente.

1. PLANEJAMENTO
O planejamento é uma fase importantíssima de qualquer projeto. Talvez seja a etapa mais importante.

Fazer um planejamento adequado de suas finanças determina todos os objetivos e o ‘norte’ que você precisa ter para assumir o controle. E mesmo que em alguns momentos, algumas coisas saiam do controle, o planejamento permite que você preveja erros e riscos, e também que você levante pontos a serem melhorados.

Um bom exemplo do que fazer no planejamento, é definir sua RECEITA (que são as suas entradas financeiras), suas DESPESAS (aquilo que você paga) e, se for o caso, suas DÍVIDAS.

É importante no planejamento, você definir quanto irá investir, onde irá investir, compras a fazer, viagens, etc.

No planejamento, você também poderá definir como irá resolver as suas pendências financeiras. E isso envolve muitas vezes, eliminar gastos supérflúos e desnecessários, quem sabe substituir aqueles custos por uma opção mais barata, ou até eliminar e trocar por algo que você não pague?

2. ORÇAMENTO, DESPESAS E RECEITAS
Ter o controle sobre o orçamento, despesas e receitas, é essencial, e isso está diretamente ligado ao planejamento. É com base em suas receitas que você deve olhar para suas despesas e definir como irá utilizar seu dinheiro.

Você não poderá ter um custo mensal de R$ 250,00 em um salão de beleza, se não existe esse valor disponível para você, não é mesmo? Essa conta não fecha.

E na verdade, é assim que as pessoas adquirem DÍVIDAS, gastando mais do que entra.

É como uma torneira enchendo um tanque com água, de forma que a saída de água do tanque é menor do que a água entrando no tanque, entende?

Em algum momento, este tanque irá transbordar.

Não deixe seus gastos transbordarem, administre com consciência!

3. MENTALIDADE DE RIQUEZA

Uma mente rica sempre irá encontrar formas de transformar situações em resultados abundantes. T. Harv Eker cita em seu livro Os Segredos da Mente Milionária, que “…vivemos em um mundo de causa e efeito”.

Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, seu peso é resultado, tudo é resultado

Quando você assume a responsabilidade dos resultados, e entende que nada acontece por acaso, destino, ou porque você “não merece mais”, você passa a ter uma postura de vencedor, os resultados que você almeja começam a acontecer.

Uma mente rica, é uma mente que entende que os resultados estão atrelados a sua própria capacidade e concepção sobre o dinheiro. Isso gera algum desconforto, sim! Pois nos torna responsáveis, mas também é o que gera resultados.

E aqui, é importante entender que CULPA é diferente de RESPONSABILIDADE. A culpa nos leva a um sentido negativo. Culpados são fracos. Responsáveis são fortes.

Responsáveis assumem os riscos, e encontram formas de resolver.

Responsáveis são fortes o suficiente para dizer: Eu errei, estou errando, mas estou agora me desenvolvendo para começar a acertar e melhorar meus resultados.

Torne-se responsável pelos seus resultados!

4. HÁBITOS DE INVESTIMENTOS
Os hábitos estão ligados diretamente à nossa mentalidade, e aos resultados gerados em nossa vida, independente de que área seja.

Adotar hábitos de investimentos para levar a vida financeira para outro nível, é tão importante quanto aprender a parte técnica de como investir. Muita gente com conhecimento bom sobre investimentos, não conseguem manter um equilíbrio financeiro, por falta de hábitos.

Entenda uma coisa: Se você não sabe poupar ou investir com uma renda baixa, também não fará quando sua renda for alta. Adotar um hábito de investir, não importa o quanto você recebe por mês, ou qual seu faturamento, irá definir onde você poderá chegar com seus resultados financeiros.

Adote o hábito de investir, uma fatia de sua renda. Por exemplo, 10 a 15%. E aqui, não importa tanto como você fará o investimento. O importante é o HÁBITO. Ter o hábito de investir, de separar aquela quantidade, pois você sabe que é importante e é para algo maior.

E para isso, é importante ter metas.

5. ELABORAÇÃO DE METAS
A elaboração de metas pode fazer parte do seu planejamento. O que é importante aqui, é a definição de uma meta clara, objetiva e realista.

As metas ajudam nosso cérebro a fazer o que deve ser feito, a priorizar tarefas. A encontrar tempo e energia para fazer aquilo que você se comprometeu a fazer.
Metas nos tornam mais comprometidos conosco mesmos.

É importante que as metas sejam realistas. Metas muito fora de sua realidade podem trazer frustração, caso você não consiga realizar.
Também é necessário que metas sejam mensuráveis. Você precisa conseguir medir. Saber o que está fazendo, como está fazendo.

De igual forma, é importante que as metas sejam importantes para você. Você pode vincular a uma meta, algo muito valioso em sua vida.

Por exemplo: investir o valor X por mês porque isso significa a sua liberdade, e ser LIVRE é importante para você.

Metas também precisam de datas pra serem completadas. Metas sem prazo não funcionam. Quando você estipula uma data final, você se compromete com tudo o que irá realizar para cumprir dentro da data.

MÃOS À OBRA

Não adianta ficar na teoria.

Sucesso financeiro e prosperidade, são uma questão de prática. É o cultivo diário de hábitos financeiramente saudáveis. É adquirir conhecimento sobre finanças.

É conhecer a si mesmo, para aprimorar e obter melhores resultados.

Pegue tudo o que leu. Se for preciso, releia, então, pegue um caderno, escreva suas metas, e comece agora mesmo a dar os primeiros passos rumo ao seu sucesso financeiro!

Beijocas carinhosas!!!

Janaina

Compartilhe com:


Leave us a Message