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PALESTRAS, TREINAMENTOS & FINANÇAS​​


APRENDIZAGEM POR MOTIVAÇÃO


As politicas educacionais e os modos de funcionamento da educação refletem tendências que são geradas fora do sistema. Por isso, a educação para todos não é uma questão que se refere apenas ao âmbito da educação, mas está relacionada às politicas sociais. O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.

Para que haja uma aprendizagem efetiva e duradoura é preciso que existam propósitos definidos e auto-atividade reflexiva das pessoas. Assim, a autêntica aprendizagem ocorre quando a pessoa está interessada e se mostra empenhada em aprender, isto é, quando está motivada. É a motivação interior da pessoa que impulsiona e vitaliza o ato de aprender. Daí a importância da motivação no processo de aprendizagem.

A motivação aparece como um elemento gerador de energia, que ajuda o indivíduo a atingir um determinado objetivo, por meio da seleção de dados importantes e organização de sequências que exigem estratégias de ação
As pessoas com metas de aprendizagem envolvem-se mais facilmente na própria aprendizagem, de forma a adquirir conhecimentos e desenvolver competências, enquanto que as pessoas com metas de rendimento estão mais preocupados em demonstrar os seus níveis de competência e com os juízos positivos que deles se possa fazer.


Tópicos abordados:

  • Cognição e Afetividade
  • Razão e Emoção
  • Desfocado e Focado
  • Motivação extrínseca e intrínseca
  • Praticas pedagógicas inclusivas
  • Dimensões do aprendizado